As 13 vantagens de se investir em imóveis por meio de Fundos Imobiliários

Por Otmar Schneider e Helon Florindo


Vimos em um artigo anterior o porquê de se investir em imóveis, porque os imóveis são bons investimentos e estão presentes na carteira de investimentos de dez em cada dez milionários mundo afora. Se você não tiver lido ainda, clique aqui. 

Dito isto, agora veremos uma forma mais moderna e prática de se investir em imóveis: através dos Fundos de Investimento Imobiliário, conhecidos carinhosamente pela sua sigla: FII.



Estudo feito pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças) mostrou que, com os juros mais baixos, fundos de renda fixa que cobram taxa de administração igual ou superior a 1% ao ano rendem menos do que a poupança.... - Veja mais em https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2018/08/30/como-escolher-fundos-de-investimento.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola

Definição de Fundos de Investimento Imobiliário

O que são FIIs?

Um Fundo Imobiliário é uma comunhão de recursos destinado à aplicação em empreendimentos imobiliários

Os FIIs são constituídos por meio de um condomínio fechado (não permite o resgate de cotas), o qual é dividido em parcelas de participação iguais do seu patrimônio (cotas). Esta é a definição formal do termo. Na prática mesmo, o que seria este tal FII?

Bom, para um melhor entendimento, façamos uma comparação: é como se fosse um grupo de amigos (tá, ok... em FII são ilustres desconhecidos) que se juntam para comprar algo e usufruir do seu uso.  Pode ser uma lancha, um jet ski, um imóvel... 

Vamos comprar então um "AP" em Caldas Novas, que contenha várias piscinas aquecidas, junto com outros 51 sócios-amigos e passar uma semana por ano lá, de graça, pra sempre!! (doce ilusão! Nunca, nada, é de graça: tem o tal do custo do condomínio, taxa que o hotel cobra para administrar, limpeza, o custo de oportunidade do dinheiro, a manutenção do bem, as épocas de vacância...etc, etc, etc.).


Este investimento feito em diversão, ao passar do tempo, não será tão prazeroso. Pode ser enjoativo ir todo ano pro mesmo lugar... Depois de um tempo, a ficha cai... Mas... e se usar o dinheiro para investimento ao invés do lazer? Dá pra enjoar de ver o dinheiro sendo depositado na sua conta corrente, sem trabalho, todo mês?? 😃 E você, com dinheiro, escolhe o lugar para o qual quer ir!

Voltemos à realidade. No caso dos FII, a galera se junta para comprar empreendimentos caríssimos, de altíssima qualidade, administrados por uma pessoa especializada e regulado por um órgão governamental. A finalidade? Ganhar dinheiro livre de impostos, depositados na sua conta corrente, sem trabalho ou chateação!

Ok! Mas...
Quais são essas 13 VANTAGENS?


As 13 vantagens de investimento em FII

1 - Diversificação: com pequenos valores você tem acesso a numerosos empreendimentos imobiliários, instrumentos de dívida imobiliária e outros segmentos correlatos ao ramo imobiliário. Com mil reais, você já pode ser dono de uma parcela de mais de uma dezena de empreendimentos, com centenas de inquilinos!

2 - Liquidez: as cotas são negociadas em Bolsa de Valores, o dinheiro está na sua conta em menos de uma semana após a venda da sua participação.

Você já pensou na dor de cabeça de tentar vender um imóvel que você possui, para apurar um dinheiro que você precisa? Digamos que o imóvel valha 500 mil reais. E você precise de 100 mil. Não dá para vender a sala e o banheiro, por exemplo. Tem que vender tudo. 

Com os FII, você pode vender só a quantidade que você precisa. E quanto tempo demora para vender um imóvel? Muito, não é verdade? Os FII podem ser vendidos no mesmo dia, e o dinheiro estará na sua conta em 3 dias úteis depois da realização da venda. A isto chamamos 'liquidez'. É ter o dinheiro à sua disposição quando você realmente precisar dele.




3 - Vantagem fiscal: pessoas físicas têm isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos, o que acaba por aumentar o retorno total para o investidor quando comparado a imóveis físicos que sofrem com esta tributação. O imposto que você iria pagar para o governo volta para você reinvestir e potencializar seu retorno ao longo dos anos.

4 - Gestão profissional: os imóveis dos Fundos Imobiliários são geridos por um profissional do mercado. Você não precisa cobrar aluguel de ninguém, dar comissão para imobiliárias alugarem, consertar cano quebrado, colocar anúncio em internet e no jornal, ir em cartório passar documento, pegar filas, ler contratos... Tem quem resolva todos os problemas por você!

5 - Acesso mais rápido ao investimento imobiliário e aos juros compostos: com apenas R$ 100,00 você já pode se tornar um proprietário de imóvel para renda, o que levaria anos de poupança em condições normais. Quanto antes você começa a investir, mais cedo os juros compostos trabalham ao seu favor. Assim, passar anos juntando dinheiro para comprar um imóvel faz com que seu retorno seja bem menor do que começar JÁ!

6 - Possibilidade de investir em empreendimentos imobiliários da mais alta qualidade, como shopping centers, prédios de lajes corporativas e galpões logísticos, por exemplo. Esta possibilidade nunca tinha passado pela sua cabeça, não é mesmo? Ser dono de um shopping center, receber aluguel das lojas, receita de estacionamento, e, acredite, participar do lucro dos lojistas!!




7 - Proteção contra a inflação: assim como os imóveis, os FII também possuem uma certa proteção contra a inflação. Não é algo certo, alguns ativos valorizam mais que a inflação do período. Outros menos. Mas existe uma certa relação entre os imóveis e a inflação. 

No longo prazo os imóveis tendem a acompanhar a inflação pois os reajustes do aluguel são baseados em índices inflacionários. E um imóvel locado vale o quanto ele gera de renda (essa é uma das formas de avaliação).

8 - Investimento muito menos burocrático, com menos taxas. Você sabe quantas taxas você tem que pagar para ser dono de um imóvel? Ou para vendê-lo? Pois é... Imposto de Transferência de Bens Imóveis (ITBI), comissão de venda do corretor, taxas de cartório, imposto sobre o ganho de capital (em caso de venda a valor maior)...

9 - Facilidade na compra: seu primeiro imóvel a um clique de distância. Comprar um imóvel físico demanda tempo. Pesquisa de documentação em cartório, nada-constas, gostar do empreendimento, da localização, ter o dinheiro, aceitar as condições de pagamento... No caso dos FII, após escolher o seu investimento, basta um clique e 3 dias  úteis para se tornar um proprietário de papel passado!

10 - Maior rentabilidade: por possuir empreendimentos de maior qualidade, a rentabilidade do seu investimento é maior do que quando você compra um imóvel para alugar. Bons imóveis em localização central são mais caros e mais fáceis de se locar. E este tipo de imóvel não está ao alcance de todas as pessoas. São para um seleto público.

11 - Qualidade dos inquilinos. Este é outro ponto importante. Você só vai comprar um imóvel para alugar quando você possui um imóvel quitado para morar. Normalmente, se começa a investir em imóveis de baixo valor: quitinetes ou salas comerciais. Imóveis de baixo valor são locados para inquilinos mais simples, que nem sempre conseguem honrar os seus compromissos. Imóveis sofisticados possuem grandes empresas como clientes, com risco de crédito baixíssimo.

12 - Ganho de escala: fundos de investimento imobiliário, conseguem bons preços por ativos, pois compram prédios inteiros! É uma compra no atacado, com condições especiais e preço diferenciado! Como se ganha dinheiro na hora da compra e não da venda, comprar bem os imóveis fará toda a diferença na rentabilidade do investimento.

13 - Distribuição do resultado direto na sua conta corrente. Este ponto faz uma enorme diferença. Todo mês o administrador do fundo, que trabalha para você, deposita a sua cota-parte dos aluguéis na sua conta pessoal. É um fluxo de caixa constante e crescente, mês a mês, ano a ano, até o dia que você conquista a tão sonhada independência financeira!!

E aí? Gostou do artigo? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo. Se inscreva no nosso blog para receber as informações logo que publicadas e FIIque Tranquilo!!!





Comentários

Postagens mais visitadas