#FIIB11: Informe Anual

Otmar Schneider e Helon Florindo


O Fundo de Investimento Imobiliário Industrial do Brasil publicou o seu relatório anual em que faz a análise da conjuntura econômica do segmento de Galpões Industriais, bem como as perspectivas para o empreendimento. Abaixo segue um resumo das principais partes deste informe.

Análise do Setor


Os Galpões industriais que integram o Perini Bussines Park e que pertencem ao Distrito Industrial de Joinville, localizado ao Norte de Santa Catarina, encerraram o exercício de 2018 com 282.324,99 m² de ABL (273.322,80 m² em 2017), dos quais, 178.834,77 m² pertencem ao FP. F. Andrômeda Fundo de Investimento Imobiliário (FIIB11) e 103.490,22 m² pertencem ao Fundo Brasil. No Início do exercício a taxa de disponibilidade dos imóveis integrantes da carteira do Fundo estava em 6,96%, entretanto, no encerramento do exercício a taxa de disponibilidade ficou em 4,59%, visto que as locações superaram as rescisões. O total de contratos rescindidos do Fundo Brasil foi de 4.750,89 m² contra 7.198,91 m² de novos contratos formalizados, ou seja, representou uma absorção positiva de 2.448,02 m². Para todo o empreendimento houve um aumento de inventário de 9.002,19 m². A ABL do Fundo disponível para locação no final do execício foi de 4.750,89 m² e para todo o complexo industrial foi de 30.224,47 m². Os preços de locação se mantiveram estáveis.



Perspectivas do gestor para o período de 2019

A economia brasileira apresentou em 2018 crescimento de 1.1 p.p. do PIB. O segmento no qual está inserido o fundo imobiliário é bastante sensível à situação econômica, entretanto, apesar do tímido crescimento da economia brasileira no ano, o Perini Business Park, que é um complexo industrial único e consolidado na região, apresentou um desempenho superior se comparado ao segmento no mercado. 
A administradora entende que a taxa de vacância é baixa e que os preços de locação deverão manter-se estáveis. A administradora permanece confiante no potencial do Perini Business Park o qual possui características peculiares, tais como: concepção construtiva de alto padrão, localização privilegiada, tecnologia de ponta, galpões pré-fabricados com área e layout ajustados que possibilita atender demandas diferenciadas de metragens bem como as necessidades dos condôminos, dentre outros diferenciais. 
Ademais, considerando a manutenção da taxa de juros atual, a expectativa é de crescimento do PIB para o ano de 2019, o que poderá acelerar a absorção dos espaços vagos no empreendimento. Por outro lado, o efetivo crescimento sustentável da economia para os próximos anos estará condicionado a aprovação de algumas reformas estruturais relevantes por parte do governo.

Fonte: Informe Anual do Fundo de Investimento Imobiliário Industrial do Brasil. 

Invista e FIIque Tranquilo!!


Comentários

Postagens mais visitadas